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terça-feira, 28 de setembro de 2010

CHALLENGE 2010 - REGULAMENTO

Inscrição
Podem participar alunos de primeiro ano e alunos de segundo ano do curso técnico de programação de jogos do Nave Rio. As turmas participantes são: 1001, 1002, 1003, 1004 e 2003.

Para participar os alunos devem compor times de três a cinco integrantes. Os times caracterizam empresas fictícias.

As empresas podem ser formadas por alunos de todas as turmas participantes sem nenhum tipo de restrição. Os alunos podem se organizar livremente.

O game será concluído até o dia 10/12 incluindo todas as etapas e a data da premiação.

Para se inscrever os alunos devem entregar aos professores e coordenadores em uma folha de papel uma listagem com os nomes dos integrantes, seus e-mails e turmas e o nome da empresa.

Mecânica do Jogo
O jogo se dará em cinco rodadas. A cada rodada as empresas deverão vencer um desafio e acumular pontos, chamado de BARUCKA.

Se classificam para as seguintes rodadas os jogadores com maior saldo de BARUCKA, ordenados em fila decrescente de saldo. Para cada rodada é determinado o número de empresas que se classificam para a próxima rodada.

Se obtem BARUCKA com o cumprimento dos desafios principais e com o cumprimento de tarefas opctionais, denomidadas SIDEQUESTS.

Pontuação, critérios de aceitação e entrega, prazos, pontuação, ações possíveis dos sidequests e desafios são divulgados em cada rodada.

Demissões e Contratações
O jogo permite mobilidade dos jogadores. A empresa pode demitir e contratar colaboradores (jogadores). Essa possibilidade está disponível nas rodadas iniciais. A empresa pode contratar apenas jogadores do Challenge inscritos, de empresas participantes ou desclassificadas. Esta movimentação deve observar sempre o limite de integrantes. Sempre que houver a saída de algum integrante a empresa paga uma taxa de metade do seu saldo de BARUCKA + 1.

Para se demitir alguém é necessário o voto de 3 dos integrantes a favor da demissão.
A empresa deve enviar um e-mail para games.naverio@gmail.com, informando o nome, empresa e turma do demitido.
Em seguida os demais integrantes (sem o demitido) devem se apresentar à comissão e justificar a demissão do colaborador. O objetivo da comissão não é julgar o mérito e sim entender a decisão.
Lembrando novamente o colaborador demitido não participa da reunião com a comissão.

Consultorias
As empresas podem também realizar consultas aos professores. As consultas tem um limite total de 30 minutos por empresa por consultor. A partir da segunda rodada é cobrada, em pacotes de cinco minutos conforme tabela abaixo:

Rodada 2 - 2 Baruckas
Rodada 3 - 5 Baruckas
Rodada 4 - 7 Baruckas
Rodada 5 - 12 Baruckas
Os consultores são os professores e coordenadores do técnico de jogos e atendem pelas áreas:
Desenvolvimento de jogos - Cleber Tavares, Márcio Camilo, Eduardo Azevedo
Análisede sistemas, testes e documentação - Dídia Durand
Projeto de jogos, GDD - Antônio Marcelo
Gestão de Projetos, Negócios - Fabiano Fernandes
As consultorias só podem ocorrer fora do horário das aulas, nos horários de estudo e pós aula.
São permitidas e contabilizadas sessões por mensagens instantâneas, e-mail e telefone.
Eventualmente os professores podem definir horários de atendimento na escola.

Dúvidas sobre as regras do Challenge não são contabilizadas e devem ser submetidas por e-mail para games.naverio@gmail.com com o assunto  "DUVIDA CHALLENGE 2010" - <nome da empresa>.

Penalidades:

Entrega atrasada: Empresa paga multa de metade do valor do desafio + 1. A comissão, quando justificado pode tolerar atrasos de até 15 minutos antes de aplicar a multa.
Crimes de direitos autorais: (não apresentação dos créditos de imagem e textos no caso da participação de outros cursos, plágio e cópia de códigos): Empresa paga fiança de metade dos pontos da próxima rodada. (prefiro os pontos)
Descontinuidade da presença web: A cada rodada, a empresa que possui website (sidequest ), deve comprovar atividade do website ou rede social. Perde 5 Baruckas.
O não aceite: Entregar não significa que a entrega será aceita. O aceite só ocorre após a comprovação de que o material entregue cumpre os objetivos do desafio. Toda entrega deve estar no formato especificado para ser aceita.
A não entrega: Caracteriza a desistência e a desclassificação da empresa.

Entregas
Entregas devem ocorrer por meio eletrônico (e-mail), enviadas até as 23:59 da data determinada em arquivo compactado (zip ou rar) com o nome challenge2010, nome da rodada (rodada1, rodada2...) , seguido do nome da empresa (exemplo: challenge2010-rodada1-microsoft.zip) para o endereço games.naverio@gmail.com. Entregas fora do formato não serão aceitas.

Caso nenhuma entregue até o prazo, a entrega será aceita mediante o pagamento de multa para a primeira empresa que apresentar. As demais empresas terão até às 23:59 deste dia para enviar seus trabalhos sob pena de não aceite.

Não serão aceitas as entregas realizadas após 24 horas da do prazo.

Critérios de Avaliação

A pontuação total será obtida a partir dos três parâmetros abaixo:

a) Game design – 40%
10% - Jogabilidade/Rejogabilidade
5% - Design de Jogo
10% -Fun Factor
5% - Dificuldades/Facilitadores
10% - Elementos de Jogo

b) Código - 40% / 100%
10%  / 25% - Clareza de código, divisão em módulos e classes, indentação, comentários
10% / 25% - Estrutura de código - qualidade do algoritmo
10% / 25% - “Efeito Marreta/Bacalhau” (negativo, jogador perde pontos)
10% / 25% - Reuso
* A não conformidade em qualquer dos quesitos resulta na perda da nota do quesito.

c) Público – 20%
Durante o período de uma semana os games ficarão disponíveis para download e instalação no website do Challenge. Alunos e comunidade poderão votar nos candidatos por meio de uma enquete.
Os dois primeiros colocados serão qualificados, respectivamente, 20% e 10%.


As avaliações ocorrerão a partir da análise subjetiva da coordenação com especialistas e não dependem de critérios cartesianos de apuração de notas.

Premiação

Vaga garantida no GAME LAB 2011 para os integrantes da empresa vencedora.
 Investimento inicial de R$2.000,00 para sua empresa no GAME LAB 2011.
 50 tickets de cinema válidos por 1 ano

O valor de R$2000,00  será rateado entre os vencedores e o pagamento será gradativo, nunca em espécie, na aquisição de bens e materiais que atendam aos propósitos educacionais do GAME LAB.

* O GAME LAB é ainda uma proposta de projeto que deverá ser implementado no ano de 2011.

Considerações Finais: 
A participação do educando no Challenge não pode e não deve interferir de forma negativa em suas atividades e em seu desempenho na escola. Da mesma forma o participante não pode de forma alguma utilizar-se do seu tempo de estudo, assim como dos tempos das disciplinas para executar tarefas desta competição.
A direçao da escola e a coordenação do curso podem solicitar a desclassificação de qualquer um dos participantes caso seu nome seja avaliado negativamente nas reuniões de colegiado. Este tipo de avaliação ocorre geralmente em casos de indisciplina ou qualquer comportamento inadequado ao educando ou em casos de baixo desempenho nas disciplinas.
Na ocorrência de tais situações, a equipe deve ser desclassificada .

Regras, premiação e condições não previstas podem ser alteradas e determinadas pela coordenaçao sem causar prejuízo às partes. As alterações não são retroativas, entrando em vigor a partir da rodada corrente.
São válidas apenas as regras publicadas neste blog (http://gamesnaverio.blogspot.com), canal de comunicação oficial do Challenge.

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